Computador menos potente? Tente o antiX então!

Esta semana um amigo me pediu indicações sobre distribuições GNU/Linux mais leves, que pudessem ser executadas em computadores menos potentes. Na hora me lembrei de algumas, mas como havia pesquisado sobre o assunto havia algum tempo, fiquei sem saber exatamente o que sugerir para que ele conseguisse executar uma distribuição com esta finalidade, e que também pudesse ser traduzida para o português.

A única que me veio à cabeça no momento da pergunta, e que atendia aos requisitos, foi a Slax Linux, derivada da Slackware Linux, e com o KDE 4 como ambiente gráfico padrão, porém tendo vários dos recursos que deixariam uma distribuição “pesada” sido retirados pelo mantenedor do projeto, além de substituído alguns aplicativos por similares que consomem menos recursos.

AntiX-12-base-Fluxbox

AntiX 12 com ambiente gráfico Fluxbox.

Agora que pude buscar por novas informações, me deparei com esta distribuição que tem requisitos de hardware bem modestos. A antiX Linux é uma distribuição apresentada na forma de Live CD, e que pode ser instalada em máquinas menos potentes como, por exemplo, um Pentium II 266 Mhz com 128 Mb de RAM.

Como é baseada na Debian Linux, pode ser facilmente traduzida para o português, através da instalação dos pacotes de tradução, e tem como opções de ambientes gráficos o Icewm ou o Fluxbox. Caso deseje instalá-la, a antiX Linux demanda um espaço modesto em seu disco rígido, ocupando apenas 2.2 Gb.

AntiX 12 com ambiente gráfico Icewm.

AntiX 12 com ambiente gráfico Icewm.

Você pode escolher entre algumas opções disponíveis de formatos de disco para baixar, sendo a versão completa, ocupando 695 Mb, a versão base, com 355 Mb, e a versão core, com apenas 135 Mb. É claro que, quanto menor a imagem baixada, menos aplicações estarão disponíveis para utilização. A versão estável atual é a de número 12, sendo que o site oficial anuncia a versão 13 beta 2 como disponível para testes.

Para maiores informações, acessem a página oficial da distribuição antiX Linux.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s