Algum tempo depois…

Livros

Aqui estou novamente, embora não para escrever com a mesma regularidade que antes, pelo menos até o final deste mês. Tenho passado boa parte do tempo estudando e realizando provas para algumas certificações, além de estar me preparando para um concurso, mas graças a Deus tudo está caminhando bem.

Depois de algumas mudanças implementadas pelo Governo brasileiro, com relação às certificações na área de segurança da informação, recomendadas aos funcionários públicos federais que atuam nesse segmento, resolvi iniciar os estudos para conquistar algumas delas para ampliar meus conhecimentos e enriquecer meu currículo. O artigo completo, com a íntegra da norma divulgada pelo Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, pode ser vista aqui, no site da Clavis Segurança da Informação.

Esta é uma importante norma, que visa padronizar a formação técnica dos funcionários que atuam no âmbito da segurança da informação, e serve como base para aqueles que desejam atuar no segmento, fornecendo uma visão das certificações mais indicadas para quem deseja trabalhar com segurança cibernética.

Como resultado, já consegui pelo menos uma delas, que é a Information Security Foundation based on ISO/IEC 27002, da Exin. Ainda falta receber o certificado impresso, que vem direto da empresa localizada nos Estados Unidos, mas a versão digital já foi liberada para download e estou contente por ter conseguido. Também estou a meio caminho para a segunda certificação, que é mais voltada ao que geralmente comento aqui no blog, ou seja GNU/Linux.😉

Fiz a primeira prova para obter a certificação Linux+, da CompTIA, sendo aprovado no dia 11 deste mês. Agora estou me preparando para a segunda avaliação que, caso eu seja aprovado, me garantirá o certificado. Com isso, e devido às parcerias firmadas com o Linux Professional Institute, além da minha escolha de enviar as pontuações dos exames que realizarei para lá, também me possibilitará receber o certificado LPIC nível I, e posteriormente o de SUSE’s Certified Linux Administrator, da alemã Suse.

Além destas, outras na área de gestão estão entre os objetivos de curto prazo, e ainda tenho que realizar a prova para o concurso, o que vai continuar tomando boa parte do meu tempo ainda, portanto peço a todos os leitores que me desculpem e que torçam por mim, espero que logo logo eu possa voltar a escrever com a regularidade anterior. Fiquem com Deus.🙂

Deixe uma resposta

