Perseverança + estudos = certificação!

Certificado

Sim pessoal, estas são duas das minhas recomendações a qualquer pessoa. Para atingir os objetivos que deseja, você deve perseverar e manter o foco, principalmente quando o assunto é adquirir uma certificação, requisito indispensável atualmente, como complemento à graduação constante nos currículos dos(as) profissionais de TI.

Graças a essas duas coisas, e a ajuda de nosso Pai lá de cima, agora posso dizer que realmente estou começando a me tornar oficialmente um usuário de sistemas operacionais GNU/Linux, após ter sido aprovado nos exames da CompTIA para a obtenção da certificação Linux+.

Se tenho dicas para as provas, sem quebrar as regras de confidencialidade com as quais concordei? Sim, tenho, e já expressei algumas delas no título desta postagem. Bastam estas simples coisas para que você também possa ser aprovado(a) ao realizar os exames. Se puder exercitar bastante os comandos cobrados nos conteúdos de cada prova, também vai ajudar muito a se lembrar das opções que cada um dispõe, na hora em que estiver respondendo as perguntas.

Outras duas recomendações. Primeira: um bom livro, que vai lhe dar uma boa base para resolver as questões das provas. Segunda: realizar simulados antes do exame real, que vão possibilitar que você perca parte do nervosismo, quando estiver na sala de exames real.

Para leitura, recomendo que estude pelo livro Certificação LPI 1 – 4ª edição 2012, ou mais atual, dependendo do momento em que venha a ler este artigo. É um excelente livro e me proporcionou um grande aprendizado, trazendo todo o conhecimento necessário para que eu pudesse me preparar bem. Além disso, segundo a Linux New Media, o mesmo tem o aval do próprio Linux Professional Institute, que é mais um motivo para que o material mereça confiança.

No momento em que escrevo este post o custo do livro, sem a inclusão do frete para envio, está em R$ 79,90, ou você pode comprar o combo, com o livro Certificação LPI 2 – 3ª edição, pelo valor promocional de R$ 99,00, também sem o custo de envio. Essa foi a opção que escolhi e já vou começar os estudos para a obtenção do nível 2.

Como opção para realizar simulados, o melhor que encontrei de forma gratuita foi no site do Daniel Armbrust. Ele está dividido por exames, 101 e 102, e conta o tempo de realização exatamente como na prova real. Ao final de cada um, ainda lhe é apresentado um relatório detalhando os tópicos com seus acertos e erros, demonstrando tanto seus pontos fortes, quanto aqueles onde você deve focar os estudos para melhorar a sua pontuação.

Recomendo que estude bastante antes de tentar realizar algum dos simulados lá disponíveis pois, se você responder aos questionários muitas vezes, as perguntas vão começar a se repetir, o que poderá lhe dar uma falsa sensação de segurança, por já saber a resposta depois de ver as perguntas se repetirem.

Outro ponto importante é: não tente aprender tudo de uma vez. Não pense em ler o livro inteiro para depois agendar as provas, estude com afinco os tópicos cobrados em um exame, agende e faça a prova, depois faça o mesmo com a seguinte. Se você for olhar o conteúdo como um todo poderá desanimar com tamanha diversidade de assuntos, comandos e suas opções. Aqui, assim como na guerra, a tática é dividir para conquistar.

Depois de estudar muito, com a disciplina necessária, tendo um bom material disponível, obtendo indicativos nos simulados de que vai ser aprovado(a) e os tendo realizado não mais do que três vezes cada, para não ter aquela falsa sensação de segurança de que falei, basta agendar as provas. Tenho a convicção de que também será aprovado(a), nestas e em quaisquer outras provas a que se dedicar. Boa sorte! E bons estudos! 🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s