CuBox-i, computador de apenas cinco centímetros com GNU/Linux

cubox

Que tal ter um computador que cabe na palma de sua mão, executando um sistema operacional GNU/Linux e, o que é melhor, com preços a partir de quarenta e cinco dólares americanos? Este é o CuBox-i, uma caixinha com tamanho de apenas cinco centímetros, produzida pela SolidRun, e que pode ser utilizado para várias finalidades, como a de ser um cliente de aplicações em nuvem, ou um thin client, ou talvez até um media center.

Atualmente com quatro tipos de configurações de hardware disponíveis, os preços desse minúsculo computador variam entre quarenta e cinco dólares americanos, indo até cento e vinte dólares americanos, sendo a configuração mais leve com processador de 1 GHz, 512 MB de memória RAM DDR3, conexão HDMI com suporte a 3D, ethernet 10/100 MBps, WiFi opcional, interface Micro SD, saída de áudio, além de receptor de infravermelho, e a mais robusta com processador com quatro núcleos de 1 GHz cada, 2 GB de memória RAM DDR3,  conexão HDMI de 1080p com suporte a 3D, ethernet 10/100 MBps, WiFi 11n/Bluetooth, interface Micro SD, eSata II de 3 GHZ, Micro USB, saída de áudio, além de receptor e transmissor de infravermelho.

Para controlar estes equipamentos, a empresa disponibiliza uma versão do Ubuntu Linux customizada e pré-instalada,  que tem sido utilizada em conjunto com o XBMC Media Center para oferecer uma plataforma de entretenimento muito enxuta, consumindo apenas 3 Watts de energia quando em uso e apenas 1 Watt em modo standby.

Se você também acha que será bem legal ter um media center na sala, sendo executado a partir de uma caixinha minúscula e discreta, mas com performance de máquinas maiores, ou quer apenas um pequeno computador para acessar suas aplicações em nuvem, já pode aproveitar a pré-venda disponível no site do CuBox. As encomendas devem começar a ser enviadas a partir do final de novembro. Não se esqueça de que taxas de importação podem incidir no valor final do produto.

Para maiores detalhes quanto as versões intermediárias, bem como de outras informações a respeito do Cubox-i, visite o site oficial. Até mais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s