Softwares livres estimulam o futuro da tecnologia

FOSS

Tradução livre do artigo original, postado no site Linux.com.

” A tecnologia entrou em uma nova era em que o software não é mais um diferencial , mas a fundação onde os ” grandes vencedores “ estão construindo seus serviços , Jim Zemlin afirmou hoje em seu discurso anual sobre o Estado do Linux na LinuxCon e CloudOpen América do Norte em Nova Orleans.

Empresas como Google , Facebook e Twitter são construídos sobre software livre e open source e esse padrão é a definição de sucesso em computação . Grandes mudanças no cenário de tecnologia para a computação em nuvem e um modelo de aplicação centralizada na web também estão favorecendo o Linux e o código aberto.

“Linux é o modelo padrão para novas áreas de inovação”, disse Zemlin .

Enquanto a computação em nuvem e em escala global toma conta do mercado, o Linux lidera essa mudança e vem substituindo o Unix como sistema operacional de facto para os servidores. Jim prevê que o Linux e open source vão continuar a dominar enquanto as funcionalidades são abstraídas para camadas de serviço e o suporte de hardware se tornam mais importantes.

“Toda tendência está sendo desenvolvida em cima de software livre e open source “, disse ele . “Eu posso lançar um dardo e ele atingirá ( o nome de ) uma empresa que está sendo criado em cima de código aberto e livre”.

O Twitter , que anunciou na semana passada seu planejamento para um IPO ( Initial Public Offer, ou oferta pública inicial, que é a estréia no mercado de ações ), tem software de código aberto em seu núcleo e contrata de 10 a 15 por cento de sua equipe de engenharia a partir de pessoas que trabalham em projetos de código aberto relacionados ao Twitter, disse Zemlin .

O futuro dos jogos é o Linux

A Valve, empresa de jogos que em fevereiro lançou sua plataforma web Steam para Linux, também cria e executa todo o seu código-fonte, animação e ativos em Linux – uma configuração típica para as empresas na indústria de jogos , disse Gabe Newell, co- fundador e diretor-executivo da Valve em seu discurso que se seguiu e reforçou a mensagem de Zemlin .

As mesmas tendências que moldam a indústria de tecnologia em geral estão a moldar a indústria de jogos – impulsionando a inovação e mudança do modelo de negócios, Newell disse .

O centro de gravidade deslocou-se a partir de plataformas de hardware de console com preço e acesso controlado por fabricantes de PCs, para um modelo baseado em jogos online, livre para jogar e multiusuário. Como resultado, as empresas estão investindo em desenvolvedores e serviços, e os usuários são o foco das estratégias de desenvolvimento de mercado, Newell disse .

A percepção de que este era o novo modelo de negócios , encaminhou a Valve a mudar sua abordagem no desenvolvimento de jogos.

” A Valve se convenceu de que o Linux é o futuro dos jogos “, disse Newell .

Então, eles começaram a trabalhar duro para dar a certeza de que o Linux é uma boa solução para os jogadores e desenvolvedores de jogos , disse ele. Eles começaram por portar um jogo para Linux e as lições aprendidas nesse processo foram aplicadas a muitos dos jogos que se seguiram. Eles agora têm 198 jogos rodando em Linux e desenvolvedores trabalhando em contribuições para outros projetos de código aberto .

O próximo passo é resolver o problema da fragmentação entre as várias plataformas móveis, ( utilizações na ) sala de estar e desktop. Eles estão almejando uma ” grande unificação ” e tem planos para anunciar a sua visão para uma solução de hardware na próxima semana “.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s