GNOME 3.10 lançado! Setembro, 2013.

gnome2

Foi liberada esta semana, uma nova versão do ambiente gráfico GNOME, disponibilizando várias modificações. Segundo as notas de lançamento, referentes a versão 3.10, foram mais de trinta e quatro mil mudanças implementadas, que contaram com a colaboração de quase novecentos desenvolvedores.

Apontada como a principal mudança, esta versão introduz o suporte ao Wayland, que pretende substituir o X como protocolo para a geração dos ambientes gráficos. O Wayland é tido como uma plataforma mais fácil de desenvolver e dar manutenção, além de proporcionar o isloamento das aplicações em execução e maior flexibilidade no desenvolvimento destas.

Outras implementações notáveis são:

– A integração dos menus de status do sistema, centralizando as informações sobre o estado atual do sistema em uma área menor que a disponibilizada por suas versões anteriores, trazendo agora um novo recurso para o controle do brilho dá área de trabalho, como pode ser visto clicando na imagem abaixo.

Nova área de verificação do status do sistema.

Nova área de verificação do status do sistema.

– Novas aplicações também foram adicionadas, contando agora com novidades nas seções de menu para os itens, música, fotos, anotações, aplicativos e mapas.

– Várias outras modificações aplicadas ao núcleo do ambiente GNOME, mais opções de internacionalização, entre outras novidades.

Para saber mais detalhes a respeito das modificações implementadas, acesse as notas de lançamento desta nova versão, na página oficial do projeto GNOME.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s