Slackware Linux 14.1 atinge estágio de Release Candidate 1! Outubro, 2013.

Slackware logo

Em uma atualização postada ontem no changelog da distribuição, foi anunciada a chegada ao estágio de release candidate 1 da Slackware Linux em sua versão 14.1. O comunicado informa as últimas mudanças aplicadas para a versão mais recente da distribuição, e também o “congelamento” dos pacotes que virão a integrá-la, o que significa que, a partir de agora, somente serão introduzidos novos pacotes à distribuição caso sejam necessários para a correção de falhas encontradas, ou atualizações de segurança.

As mudanças recentes cobrem os itens mais importantes da lista de coisas que ainda estavam por fazer, entre elas a questão do UEFI que, com excessão da Inicialização Segura, deverá ser implementada corretamente durante a instalação. Ele será capaz de detectar e avisar sobre os problemas comuns, configurar a Partição de Sistema EFI sob a localidade /boot/efi, além de instalar o ELILO e a entrada de inicialização UEFI automaticamente. Também estará disponível o arquivo README_UEFI.TXT com istruções detalhadas do Slackware em versão de 64 bits com UEFI ( a versão de 32 bits não suporta nativamente o UEFI devido a uma incompatibilidade entre o firmware de 64 bits e o kernel de 32 bits, portanto a única forma de instalar a Slackware de 32 bits em um sistema UEFI será através de BIOS Legada ).

Diversos utilitários Netfilter e de rede também foram adicionados, além da escolha do Kernel Linux 3.10.16 como o padrão para esta nova versão da distribuição, que conta também com o pacote de escritório Calligra, em sua versão 2.7.3, correções de segurança para os aplicativos gnupg e gnupg 2, entre outras mudanças. Para mais detalhes sobre as mais recentes implementações na distribuição Slackware Linux, acesse o changelog em sua página oficial, em inglês.

Você é convidado(a) a testá-la, e pode ajudar reportando à equipe de desenvolvimento qualquer problema com que ainda venha a se deparar durante a sua utilização. Embora o site oficial da distribuição não ofereça imagens .iso de versões que não sejam as estáveis, você pode baixar uma imagem compatível com arquiteturas de 64 bits que reflete as alterações atuais, e instalar em seu computador. Basta realizar o download a partir deste link, disponível na página de um dos integrantes da equipe oficial de desenvolvimento da Slackware Linux, Eric Hameleers. Contribua, teste, divirta-se!🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s