Como ajudar em projetos de software livre sem saber programar

Time

Muitas pessoas acham que na equipe de um projeto de software livre só programadores(as) são admitidos, ou que para contribuir com um projeto determinado seja necessário saber programar, mas há muitas outras formas de participar e ser uma grande ajuda para o desenvolvimento ou manutenção dos softwares livres, sem que seja necessário saber escrever uma linha de código sequer.

A mais fácil e comum é através da utilização. Quando utilizamos um software qualquer nós temos contato com as suas funcionalidades e podemos avaliar como estes estão sendo úteis, como podem ser ainda melhores e, no caso dos softwares livres, fazer as devidas sugestões àqueles que podem efetivar essas mudanças, enriquecendo seu processo de maturação, ao mesmo tempo em que oferece o retorno quanto a satisfação, ou insatisfação, à equipe que o desenvolve.

Essa forma de contribuição também leva a uma outra, a de relatar problemas encontrados. Durante a utilização de um software podemos nos deparar com travamentos, e é bastante útil que você relate as condições em que seu sistema estava operando quando o software veio a travar. Preenchendo e enviando os formulários de tratamento de bugs, você fornece importantes informações para que possíveis falhas no código sejam descobertas, ou mesmo seja descoberta a incompatibilidade com determinado tipo de hardware, quando do acesso a seus recursos, portanto é mais uma maneira de colaborar para que o software seja melhorado.

Outra forma diferente de ajudar, é documentar um determinado aplicativo. Grande parte da equipe envolvida no desenvolvimento de um software é composta por programadores, e justamente por isso, em alguns casos, há a necessidade de mais pessoas ajudando a documentar as funcionalidades de um programa, ou os procedimentos necessários para se executar determinada tarefa. Escrevendo tutoriais, ou mesmo questionando uma descrição não muito clara na documentação oficial, sobre como executar determinada tarefa, e adicionando a resposta como forma de deixar a documentação mais clara, são formas de ajudar a outras pessoas que utilizem este software a ter uma experiência melhor como usuário(a).

Como parte da documentação, você também pode contribuir com a tradução desta para a sua língua nativa, caso uma tradução ainda não esteja disponível, ou mesmo contribuir com a equipe que realize essa tradução para uma documentação existente.

Contribuir com outras habilidades que você tenha também pode ser bem útil para um determinado projeto de software. Se você tem conhecimentos sobre edição de imagens, desenvolvimento de sistemas, criação de tutoriais, de guias de instalação, ou é um(a) escritor(a), e utilizar softwares livres para mostrar ao mundo a sua criatividade, liberando estes conteúdos sob uma licença Creative Commons que permita a sua reprodução, além de contribuir para a cultura livre, você também ajudará a divulgar os softwares que foram utilizados para a divulgação de seu talento.

Propagar os softwares livres que te ajudam a executar as tarefas do dia a dia também é uma forma de contribuição, já que outras pessoas poderão tomar conhecimento de formas alternativas de se executar uma mesma tarefa, sem a necessidade de utilizar softwares proprietários. Dessa forma você contribui também para o desenvolvimento de sua comunidade ou de empresas com as quais tenha contato, que muitas vezes podem ser restringidas por baixos orçamentos ou condição socioeconômica.

A doação voluntária de valores também é uma forma de contribuir para que os projetos de softwares livres possam continuar a existir. Grande parte destes projetos são conduzidos por voluntários, que dispõem seu tempo livre, e muitas vezes recursos financeiros pessoais, para contribuir com o desenvolvimento das ferramentas que muitos de nós utilizamos diariamente, portanto a doação monetária pode evitar que um determinado projeto venha a ser descontinuado devido a escassez de recursos humanos ou financeiros.

Por fim, seja profissional. Um dos grandes preconceitos existentes com relação aos softwares livres é que, por serem projetos abertos e mantidos pela comunidade, falta profissonalismo em seu desenvolvimento. Portanto, seja qual for a forma que você possa contribuir, com o projeto que escolher ajudar, seja profissional e responsável em suas contribuições. Bom trabalho e sucesso para você!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s