Dez dicas de estudos para profissionais de Tecnologia da Informação

Studying-book

Quando me deparei com essa seleção de dicas de estudos, publicadas no blog HowToNetwork.com, percebi que tinha de compartilhá-las aqui também, já que hoje em dia existem mais e mais pessoas se dedicando aos estudos, com a intenção de obter alguma certificação profissional na área de TI, e como vi que serão úteis, inclusive no meu caso, aqui vão elas:

1 – Imprima o Syllabus: Este é o programa de estudos, ou os objetivos, tópicos, que serão cobrados durante a realização da prova. Imprima-o para que tenha uma idéia melhor sobre aquilo que você terá de enfrentar. Imprima-o e então transfira-o para uma planilha, definindo na mesma quais tópicos são apenas teoria, quais dependem de prática e quais necessitam de ambos.

2 – Escreva seu plano de estudos: Quais assuntos você vai estudar a cada dia? Quando você vai revisá-los? Quais os períodos de tempo vai separar para laboratórios práticos e simulados? Marque cada sessão realizada para que acompanhe o seu progresso.

3 – Obtenha suas ferramentas: Consiga seu leitor de PDF’s, tablet ou os livros impressos. Assine sites com informações  para membros. Baixe aplicativos de teste e compre equipamento para seu laboratório pessoal. Outra coisa, mantenha sua área de estudos a parte para que consiga estudar em paz.

4 – Construa seu quadro dos sonhos: Você deve ter uma forte razão para estudar ou vai desistir no primeiro obstáculo. Quem se beneficiará com seu sucesso? O que significa para você passar nesse exame?

5 – Ataque seu cérebro: Use múltiplos métodos para absorver as informações, redirecione todo o conteúdo, utilize recursos em áudio, vídeo, laboratórios práticos, escreva notas.

6 – Escreva um mini manual: Todos os pontos de aprendizado devem ser anotados em seu próprio livro de estudos. Carregue-o com você o tempo todo. Escreva notas sobre livros, vídeos, laboratórios práticos e simulados. Este é um importante passo do qual 99% dos estudantes não se utilizam. A não ser que você escreva, a informação não vai “colar” no seu cérebro. Só ler não é suficiente.

7 – Elimine tópicos: Utilize o programa de estudos em sua planilha para avaliar o quanto você entente cada um dos tópicos, em uma escala de 1 a 10. Trabalhe em cada uma dos pontos fracos até que não reste nenhum. Não trabalhe nos pontos fortes a não ser que seja uma revisão.

8 – Tenha disciplina: A diferença entre vencedores e perdedores é que os primeiros fazer de seus objetivos uma prioridade, e não inventam desculpas. Os perdedores estudam apenas se eles tem tempo, o que nunca acontece porque algo sempre acontece. Você tem que estudar todos os dias, durante 30 dias, para formar um novo hábito.

9 – Realize simulados: A maioria das pessoas utilizam simulados como a ferramenta final da preparação. Este é um engano. Comece a realizar simulados desde o começo e utilize-os para detectar os pontos fracos de seu conhecimento. Não realize o exame real antes de continuamente atingir 95% de aproveitamento todas as vezes que realizar os simulados.

10 – Siga em frente: Uma carreira em TI significa aprendizado continuo e atualização de habilidades. Tire um pequeno tempo para descanso após a realização com sucesso de um exame, celebre a conquista e então inicie os trabalhos para uma nova certificação.

Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s