Slackware Linux – Notícias sobre o desenvolvimento. Dezembro, 2014.

Slackware logo

Embora já tenha se passado mais de um ano desde o lançamento da versão estável mais recente, ainda não há previsão sobre quando o projeto Slackware Linux liberará outra versão estável. Basicamente, durante este período, houve apenas correções para as diversas falhas de segurança que afetaram, e continuam afetando, as diversas distribuições GNU/Linux, não podendo portanto deixar de serem corrigidas também pela equipe de desenvolvimento da Slackware Linux. Acredito que devido às constantes manutenções que estão sendo necessárias para a correção destas falhas, mexendo em toda a estrutura da distribuição, estejam atrasando o lançamento de uma nova versão.

Além desses problemas, posso citar também a questão do ambiente gráfico KDE, que devido a mudanças na forma como é desenvolvido, também está impactando no desenvolvimento da Slackware Linux, já que há muitos anos este tem sido o ambiente gráfico padrão na distribuição.

Embora esta disponibilize vários outros ambientes, o KDE tem sido a grande player desde a exclusão do GNOME, ocorrida em março de 2005, e as recentes modificações na estrutura do KDE tem gerado problemas de adequação à estrutura da Slackware Linux.

De qualquer forma, a equipe continua trabalhando na atualização da distribuição durante este ano, e as mudanças mais recentes foram divulgadas dia 23 de dezembro no changelog, informando sobre a atualização do Kernel Linux para a versão 3.14.27, do Vim para a versão 7.4.560, Mesa para a versão 10.3.5, entre outras atualizações.

Além disso, outros aplicativos receberam correções para as recentes falhas de segurança encontradas, como por exemplo o NTP, atualizado para a versão 4.2.8, o PHP, atualizado para a versão 5.4.36, o Xorg-server, recompilado em sua versão 1.15.2, entre outras modificações.

Vamos acompanhar e ver quando seremos brindados com mais uma excelente e estável versão da Slackware Linux sendo disponibilizada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s