Slackware Linux em versão Live

slackwarelive_syslinux

Tela inicial da Slackware Linux Live edition

Este mês apresenta um marco histórico para a Slackware Linux. Graças ao esforço de Eric Hameleers, um dos integrantes do time oficial de desenvolvedores da distribuição, e mantenedor do blog Alien Pastures, foi disponibilizada a primeira versão beta da Slackware Linux Live Edition, que tem por objetivo oferecer uma forma de as pessoas testarem a distribuição, sem a necessidade de tê-la instalada no disco rígido.

Claro que antes contávamos com distribuições derivadas da distribuição Slackware, e que disponibilizam esse recurso de utilização através de Live CDs, DVDs ou mesmo pendrives, como por exemplo a Slax, Porteus, Salix Live, SlackEX, e talvez outras de que nem tenho conhecimento, porém esta é a primeira vez que dispomos de uma versão Live produzida por alguém da própria equipe que desenvolve Slackware Linux. E o que é melhor, já com a opção de português brasileiro entre as escolhas de linguagem, como pode ser visto pela tela inicial de seleção acima. 🙂

Estão disponíveis duas imagens ISO, uma contendo a árvore current completa em versão de 64 bits, e ocupando 2.6 Gb, outra mais enxuta com apenas 700 Mb, trazendo o XFCE como ambiente gráfico. Ambas versões são hibridas, o que significa que tanto podem ser queimadas em discos quanto podem ser instaladas em pen drives usando o comando dd por exemplo.

Baseado em como os usuários irão responder a este lançamento, uma nova versão beta deve ser liberada em um futuro próximo. Para experimentar a nova opção de carregamento da Slackware Linux, escolha a imagem ISO que mais lhe convier através deste link. Aproveite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s