LPIC 2 – Mudanças para 2017 e exames beta

lpic-2

Olá pessoal, como estão? Ávidos por uma nova certificação? Ou por ajudar no desenvolvimento da nova LPIC 2? Pois a sua oportunidade chegou! É hora de novas mudanças serem aplicadas nos exames para a obtenção da certificação LPIC 2, e o cronograma já está em andamento!

Para tanto, as mudanças já começaram a ser inseridas na wiki do Linux Professsional Institute, detalhando o novo conteúdo exigido e o que muda da versão 4.0 para a 4.5 dos exames, que passarão a ser cobrados oficialmente a partir do ano que vem. Um resumo dessas mudanças pode ser visto abaixo, em uma tradução livre do constante na wiki:

  • A cobrança de tópicos como systemd, incluindo journaling e montagem de filesystems foi aumentada;
  • Incluídos IPv6 e TLS onde aplicáveis;
  • Adição de questões relativas a SSSD, DKMS, Btrfs, UEFI, NVMe, xz, iotop, htop, ss, iptraf e filtros Sieve.
  • Atualização para abrangência do kernel Linux em sua versão 4.x, Apache 2.4, Samba 4 e configuração de diretórios baseada em OpenLDAP;
  • Remoção da cobrança de conhecimento detalhado do gerenciador de boot Lilo;
  • Redução de cobrança de conhecimento sobre o collectd, courier e procmail para o nível de ciência.

Como de costume, haverá a aplicação de provas beta gratuitas para candidatos selecionados, onde aqueles que conseguirem a pontuação exigida para a aprovação nos exames, já com o novo conteúdo, poderão receber a certificação LPIC 2 sem custos.

É claro que para estar apto a esse recebimento, o candidato aprovado precisa ser detentor de uma certificação LPIC 1, ou LPIC 2, ainda válida, permitindo assim a obtenção de um novo nível ou a revalidação do atual. As provas beta serão aplicadas em vários países como Brasil, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Nigéria, Estados Unidos, entre outros.

Para se candidatar à seleção, basta preencher o formulário já disponível em inglês nesta página, informando o local onde pretende realizar as provas, caso seja selecionado. Há opção de escolha para a realização de apenas uma das provas, ou mesmo ambas, em diversas cidades brasileiras, portanto seja rápido e participe da seleção!

Devo ressaltar que os exames serão aplicados em um dos centros autorizados pela Linux Professional Institute, exclusivamente no formato papel e na língua inglesa, ou seja, para participar você deve estar confortável com a resolução de provas em inglês. Cada exame contará com sessenta questões e tempo de noventa minutos para a realização.

Ao final você também deverá responder a um questionário, fornecendo feedback para os desenvolvedores da certificação e contribuindo para o crescimento da mesma. A data provável para a realização dos exames, pelos candidatos selecionados aqui no Distrito Federal, é dia cinco de novembro de 2016.

Para ver o anúncio oficial, acesse esta página.

4 opiniões sobre “LPIC 2 – Mudanças para 2017 e exames beta

  1. Pingback: LPIC 2 – Mudanças para 2017 e exames beta - Linux em Ação XYZ

    • Olá Patricia! O Linux Professional Institute ainda não fixou uma data para a remoção da disponibilidade dos exames na versão 4.0, portanto creio que realmente ainda deva levar algum tempo, pelo menos até o próximo ano.

      Se o instituto seguir a mesma política adotada na última mudança realizada para a LPIC 1, ambas versões devem ficar disponíveis por um determinado período antes de a versão anterior ser completamente substituída.

      Em todo caso, se você já vem realizando seus estudos, recomendo que a faça tão logo se sinta preparada, garantindo assim mais uma certificação antes da mudança do conteúdo.

      Atenciosamente

      Josan Neves

      • Uma atualização surgiu, a partir da entrevista concedida por Andrew Mallet para o Linux Virtual Certification Summit, onde ele afirma que as novas versões dos exames exigidos para a obtenção da LPIC 2 devem ser disponibilizadas em janeiro de 2017, portanto caso queiram realizar as provas ainda na versão 4.0 o ideal será agendá-las para datas ainda este ano para evitar surpresas.

        Atenciosamente

        Josan Neves

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s