LPIC 2 versão 4.0 – Recursos gratuitos e online para estudo

Studying-book

Olá pessoal! Para aqueles que estão acompanhando o Linux Certification Virtual Summit as informações aqui não serão novidade, porém caso não esteja assistindo as palestras dos profissionais participantes as dicas a seguir poderão te ajudar a se preparar para a versão 4.0 da certificação LPIC nível 2.

A entrevista do quarto dia do evento trouxe como entrevistado Andrew Mallet, profissional que atua com treinamentos e software livre há mais de 15 anos, é o criador e mantenedor do site The Urban Penguin, onde oferece dicas e serviços relacionados a software livre, incluindo todos os níveis das certificações LPI, além de tratar sobre programação, shell scripting, entre outros assuntos. É detentor de certificações LPIC, Red Hat e SuSe, e também ministra cursos online através do site Pluralsight.

Respondendo às diversas perguntas sobre sua vida profissional, ligação com os softwares livres e sobre como se preparar para os exames para a obtenção da LPIC 2, ele também nos ofereceu dicas de fontes de consulta gratuitas a material de preparação e, embora em inglês, podem ser de grande valia para seus estudos.

Uma dessas fontes de informações é o site http://lpic2.unix.nl/, que disponibiliza um livro online voltado específicamente para a obtenção da certificação de nível 2, e que trás uma cobertura completa de todos os tópicos exigidos, de forma direta, e com diversos exemplos de opções para os comandos cobrados.

A obra digital é escrita por diversos profissionais de TI e mantida em constante atualização desde 2001, acompanhando as mudanças de conteúdo nas diversas versões da prova. No momento em que escrevo este artigo a versão disponível no site é a que cobre a versão 4.0 do exame, sendo a mais recente.

Outra fonte de estudos é composta de vídeoaulas disponibilizadas pelo próprio Andrew em seu site, e que cobre alguns dos tópicos exigidos como o gerenciamento de capacidade e manipulação do kernel Linux. Outros vídeos, sobre diversos assuntos e níveis das certificações LPIC, podem ser vistos em seu canal disponível no Youtube.

Uma das informações interessantes sobre a certificação, e oferecida por Andrew durante a entrevista, é de que a versão 4.5 da LPIC 2 deve ser ativada em janeiro de 2017, portanto caso esteja se preparando para a versão 4.0, e queira garantir a sua certificação antes da mudança do conteúdo, recomendo a intensificação dos estudos e marcação das provas tão logo esteja preparado, evitando assim a adaptação da rotina para a inclusão dos assuntos adicionados à nova versão.

Abraços e bons estudos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s