Zentyal Server 5.0 previsto para este mês.

A equipe de desenvolvimento da distribuição Zentyal anunciou no mês passado o roadmap para a versão 5.0, e esta deve ser liberada ainda em novembro, provavelmente até o dia 29.

Esta será uma mudança significativa de versão, sendo baseada na distribuição Ubuntu Linux 16.04 LTS, com foco primário na integração aprimorada do Samba 4, com objetivo de oferecer um servidor Linux fácil de usar, possuindo compatibilidade nativa com o Active Directory da Microsoft.

Devido a alta velocidade no desenvolvimento do Samba, a partir desta versão o Zentyal Server trará a versão estável mais recente de seus pacotes, disponíveis para Ubuntu/Debian. Isso permitirá uma rápida adoção de novas funcionalidades, correções e atualizações do Samba 4 na Zentyal Server.

Complementando, a versão 5.0 da Zentyal trará um módulo Proxy HTTP, além de importantes melhorias no núcleo da distribuição para torná-la compatível com o Ubuntu 16.04, como por exemplo o Systemd no lugar do Upstart para o gerenciamento de daemons.

Devido a problemas encontrados recentemente no OpenChange, que oferece sincronização nativa com o Microsoft Outlook via protocolo MAPI, essa funcionalidade foi descartada até que esses problemas sejam corrigidos e o módulo tenha sido estabilizado. Neste meio tempo, a Zentyal pode ser disponibilizada como um servidor de correio eletrônico IMAP-POP3.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s