Distros

Algumas distribuições específicas para a obtenção de mais segurança, seja pelo seu uso integrado à rede, como nos casos das que atuam como firewalls, ou na utilização em testes de penetração por exemplo. As definições de cada uma foram extraídas das descrições oferecidas na página Distrowatch, e passaram por uma tradução livre.

Firewalls:

Endian Firewall – É um Unified Threat Manager Appliance baseado na Red Hat Enterprise Linux e que promete proteção à rede além de melhoria em conectividade, sendo 100% open source.

IPFire – Distribuição desenhada par atuar como um firewall.

IPCop Firewall – IPCop é uma distribuição GNU/Linux que atua como firewall.

OpenSense – OpenSense é uma plataforma de roteamento e firewall, baseada no FreeBSD, que também é de código aberto e tem o objetivo de ser fácil de ser utilizado e construído.

pfSense – É um sistema operacional derivado da M0n0wall e baseado na FreeBSD, que também atua como um firewall.

Outras:

BackBox Linux – É uma distribuição baseada no Ubuntu, desenvolvida para a realização de testes de penetração e avaliação de segurança. É desenhada para ser rápida e fácil de usar. Provê um ambiente desktop mínimo, porém completo, graças a seus repositórios próprios, que são sempre atualizados para as versões mais estáveis das mais utilizadas e melhores ferramentas para  ethical hacking.

Caine – Computer Aided Investigative Environment é uma distribuição Live baseada na Ubuntu Linux, criada com o objetivo de auxiliar em investigações forenses.

Dracos Linux – A Dracos é mais uma distribuição Linux com o objetivo de prover ferramentas para a condução de testes de penetração, coleta de informaçãoes, análise forense e malware, manutenção de acesso e engenharia reversa.

Matriux – É uma distribuição de segurança, caracterizando-se inteiramente em ferramentas gratuitas, poderosas e de código aberto, que podem ser usadas para os mais diversos fins, como por exemplo, testes de penetração, para hackers éticos, para administração de sistemas e rede, para investigações forenses, análise de vulnerabilidades e muito mais.

NetSecL – Baseada na OpenSuse é uma distribuição com foco em segurança, forense e também é um Live DVD. Para promover o aspecto da segurança na distribuição, servidores foram removidos, serviços desabilitados e portas de entrada fechadas. Além disso, várias ferramentas para análise forense foram inclusas.

Network Security Toolkit (NST) – A Network Security Toolkit (NST) é uma live CD baseada na distribuição Fedora. Foi desenhada para prover fácil acesso às melhores aplicações open source de segurança em redes e deve executar na maioria das plataformas x86. A intenção principal no desenvolvimento dessa distribuição foi prover um administrador de segurança de redes com um conjunto abrangente de ferramentas de código aberto para a segurança de redes. O mais fascinante é que podemos transformar a maioria dos sistemas x86 (Pentium II e posteriores) em sistemas para a análise de tráfego, detecção de intrusão, monitoramento de redes wireless, entre outras funções.

Parrot Security – É uma distribuição desenvolvida para a realização de testes de penetração em sistemas na nuvem e dispositivos da geração IoT (Internet das Coisas). É baseada na distribuição Debian Gnu/Linux, e inclui um laboratório completo para segurança e especialistas em forense digital, mas também disponibilizando ferramentas para o desenvolvimento de seus próprios softwares, ou proteger a privacidade com ferramentas de criptografia e anonimidade.

Pentoo – Pentoo é uma distribuição Linux Live CD baseada no Gentoo, e que contem uma seleção de aplicações e ferramentas desenhadas para a realização de testes de penetração.

Qubes OS – Qubes OS é uma distribuição Linux para desktop, baseada no Fedora, e orientada para a segurança, através do conceito de “segurança por isolamento”, utilizando a implementação de domínios através de máquinas virtuais leves com Xen. Ela tenta combinar dois objetivos contraditórios: como fazer o isolamento entre domínios o mais forte possível, devido a implementação de arquitetura mais inteligente que minimiza a quantidade de código confiável, e como fazer esse isolamento mais fácil e conectado possível.

Santoku Linux -Sistema operacional inicializável com foco na análise forense de dispositivos móveis.

Tails – The Amnesic Incognito Live System é uma distribuição Live CD/USB baseada na Debian Linux, e que tem como objetivo prover navegação na Internet completamente anônima ao usuário.

Slackware Linux Based distros

Incluo aqui a lista de algumas distribuições baseadas na Slackware Linux:

Absolute Linux

Austrumi

ConnochaetOS

Plamo Linux

Porteus

Puppy Linux

Salix OS

Slackel

Slax

Superb Mini Server

Vector Linux

Wifislax

Zenwalk