Slackware Linux 14.0 – Instalando a versão beta do Steam for Linux

steam_no_linux

Agora é oficial, a versão beta do Steam for Linux, para sistemas GNU/Linux, está liberada para que qualquer pessoa possa baixá-la. O pacote para instalação em sistemas baseados na distribuição Debian pode ser baixado diretamente do site da Valve através deste link. Já para aqueles(as) que utilizam outras distribuições, ainda hão de esperar por pacotes oficiais de instalação compatíveis com suas respectivas distros.

Para nós que utilizamos a Slackware Linux, já foi disponibilizado um pacote de instalação não-oficial, desenvolvido por Eric Hameleers, que faz parte da equipe de desenvolvimento de nossa amada distribuição. Ele passou a última semana analisando os requisitos necessários para que o Steam for Linux – Beta fosse executado na versão 14.0 da Slackware Linux e, então, compilou um pacote de instalação e uma descrição de quais outros pacotes nós precisamos ter em nosso sistema, para que possamos desfrutar da lista de jogos disponíveis para os sistemas GNU/Linux, sem ter de esperar até o lançamento de um pacote de instalação oficial para nossa distro.

Todo o procedimento está descrito, em inglês, no arquivo README criado por Eric, e que você pode consultar diretamente se preferir, porém vou traduzi-lo para nosso bom e velho português brasileiro, aqui neste artigo. :)

Como o alvo principal desta versão beta foi a distribuição Ubuntu Linux, foram feitas algumas modificações no script de instalação para que pudesse ser instalada no Slackware Linux. Devo ressaltar que estamos falando aqui de arquiteturas de 32bits apenas. Também há a necessidade de instalação de algumas dependências, antes que o pacote compilado para nossa distro possa ser instalado com sucesso, são elas:

- pulseaudio

- speex

- json-c

- OpenAL

- flashplayer-plugin

No caso de arquiteturas de 64 bits, você deverá adicionar outros softwares a seu sistema, instalando estes pacotes de compatibilidade, que incluem:

- flac

- libogg

- libvorbis

- oxygen

-gtk2

Para baixar estas dependências, você tem dois caminhos: baixar todos os pacotes pré-compilados genericamente também por Eric, e disponibilizados aqui, e que inclui um diretório com os pacotes de compatibilidade para sistemas de 64 bits, nomeado de multilib, ou então acessar o site Slackbuilds.org, localizá-los, baixando os fontes de cada um, os respectivos scripts de instalação e compilando-os individualmente para seu sistema. Cada caso tem suas vantagens e desvantagens.

Para os pacotes pré-compilados genericamente, há a comodidade de pegá-los prontos, sem a necessidade de compilar um a um, poupando-lhe trabalho, porém eles não estarão compilados especificamente para o seu equipamento, o que pode gerar uma queda na performance de execução, algo que não acontece os pacotes são compilados para a arquitetura em que serão utilizados, aproveitando ao máximo as informações de hardware e maximizando a performance, porém tendo que serem compilados um a um. Cabe a você decidir qual caminho seguir, já que as dependências devem ser satisfeitas antes da instalação do Steam for Linux.

Qualquer que seja o caminho escolhido, antes que instale o pacote pulseaudio, é recomendado que crie um grupo e um usuário “pulse”. Para tanto, acesse o Terminal e digite, com sua conta de administrador(a), os seguintes comandos:

# groupadd -g 216 pulse

# useradd -u 216 -g pulse -d /var/lib/pulse -m pulse

Embora isso seja necessário, não é preciso que o servidor pulseaudio seja inicializado. Isso porque uma modificação no script de instalação força a utilização do ALSA para a saída de áudio. Para prevenir o servidor pulseaudio seja inicializado, execute mais este comando através do Terminal:

# chmod -x /etc/rc.d/rc.pulseaudio

Feito isso você já pode instalar o pacote referente ao pulseaudio e os outros restantes, incluindo o instalador da versão beta do Steam for Linux, que pode ser baixada através deste link. Acredito que não era necessário dizer o comando para a instalação dos pacotes depois de compilados, porém vou incluí-lo aqui:

# installpkg nomedopacote.tgz

Depois de instalados, será criado um ícone em seu menu, através do qual poderá executar o Steam em sua máquina. Como alternativa, você poderá também executá-lo digitando o comando ” steam ” através do Terminal. Com isso ele será executado e baixará as atualizações disponíveis antes de conectar em sua conta no Steam.

steam_linux_update

Quando conectado(a) a sua conta  no Steam, será mostrada a página da loja onde você poderá visualizar as opções de jogos disponíveis para a plataforma GNU/Linux, interagir com a comunidade, entre outras tarefas comuns aos clientes Steam de outras plataformas. Você poderá acessar sua biblioteca virtual de jogos, que conterá os jogos adquiridos por você, ou que poderá adicionar livremente pois eles são gratuitos. Como exemplos destes últimos, você poderá encontrar o Team Fortress Beta e World of Goo Demo.

Agora é só se divertir! Caso sejam necessários mais detalhes, basta que acessem a página do anúncio da versão beta do Steam for Linux, específico para a Slackware Linux, na página do blog mantido por Eric ( em inglês ).

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s